terça-feira, 31 de março de 2009

Ditadura Militar - 45 anos

Na sua opinião, o dia 31 de março de 1964 foi marcado por um golpe militar ou por uma revolução?

O estopim do golpe militar aconteceu em março de 1964, quando o presidente João Goulart, após um discurso inflamado no Rio de Janeiro, determinou a reforma agrária e a nacionalização das refinarias estrangeiras de petróleo.

Imediatamente, a elite reagiu: o clero conservador, a imprensa, o empresariado e a direita em geral organizaram, em São Paulo, a "Marcha da Família Com Deus pela Liberdade", que reuniu cerca de 500 mil pessoas. O repúdio a qualquer tentativa de ultraje à Constituição Brasileira e à defesa dos principios, garantias e prerrogativas democráticas constituíram a tônica de todos os discursos e mensagens.

Apesar da manifestação, em 31 de março os militares iniciam a tomada do poder. No dia 2 de abril, o presidente João Goulart partiu de Brasília para Porto Alegre e Ranieri Mazilli assumiu a presidência interinamente. Dois dias depois, João Goulart se exilou no Uruguai.

Na sua opinião, o dia 31 de março de 1964 foi marcado por um golpe militar ou por uma revolução? Quem forçou a interrupção do governo do presidente João Goulart? Comente.

20 comentários:

Nathália R.Z.Krüger - Energia Araranguá disse...

Acho que foi um golpe,pelo fato da elite ter reagido às mudanças que João impantou,e então a elite nomeou Ranieri Maxilli,para substitui-lô no governo.

Anônimo disse...

Acho que foi um golpe,pelo fato da elite ter reagido às mudanças que João impantou,e então a elite nomeou Ranieri Maxilli,para substitui-lô no governo.

Nathália R.Z Krüger 1º Energia Ararangá

Unknown disse...

Como a elite reagiu as mudanças que foram implantadas por João e nomeu Ranieri Maxilli,para substitui-lô no governo, acredito que tenha sido um golpe.

Karoline Fermo-1º energia ararangua

Sofia D. Heidemann - 2ªC Tubarão disse...

Pelo fato de muitos fatores externos e anteriores ao acontecimento terem influenciado um planejamento, acredito que possa ser chamado de golpe. O apoio dos EUA (pelo fato de Jango supostamente ter ligações com sovieticos), a ideia da criação de grupos políticos rivais dentro de uma nação e através da vitoria destes, submeter os governantes aos seus interesses.
Apesar de houverem motivos para uma revolução, o que aconteceu nao foi uma revolta das massas populares, e sim um golpe militar, que teve por desfecho uma ditadura longa e rígida.

Bruna Comelli disse...

Considerando Revolução uma tentativa de mudanças fortes na area político-administrativa, tendo uso de violencia e diante do acontecido em 1964 no país, acho que tratou-se de uma Revolução. Isso tendo em mente que houve um movimento de reação envolvendo fortes setores da sociedade, os quais conseguiram nomear Mixilli ,e ainda, foram apoiados por EUA, que já era potencia na época. OU seja, houve uma movimentação de massas, acompanhada de uma mudança de comando e consequentemente, uma mudança na estrutura administrativa, uma Revolução.

Unknown disse...

Um ano após João Goulart ser eleito o chefe de estado com a conscessão dos apoiadores de Jango e inclusive opositores seria realizado um plebliscito no qual decidiria o regime do país como presidencialista, e então o Brasil se alinharia politicamente aos interesses dos EUA, que na época já se tratava de uma potência. Época essa, que houve o envolvimento em massa de diversas pessoas e classes sociais.
Portanto, concluo que ambas as opções estão corretas, devido a Revolução, a formação de um novo sistema, poder se caracterizar como consequência de um golpe de estado.

Thaíssa Brolesi de Souza 2ªC
Energia Tubarão

Anônimo disse...

Um Golpe, na minha opnião.

Toda essa ''aversão'' ao João Goulart, começa na renúncia de Jânio Quadros, onde aquele estava na China (País de cunho comunista), os Militares (autores do Golpe) já sabiam do mesmo, e então usando desse artifício -> João -> China -> Comunista, alegam João de ser comunista.
Quando João anuncia as reformas de base ( agrária, etc..) acontece o movimento contrário, com as forças armadas + igreja + EUA (apoio), interviindo, considerando a hipótese de o Brasil se tornar um país ''vermelho''.

Até então no Brasil existia o voto, a democracia em suma. Vêm à tona agora os A.Is que excluem todos os direitos, e a democracia em sí.

Porisso vejo como golpe, embora não tenha como avaliar corretamente, pelo fato de :

- Revolução : Caminho ruim - interviu - caminho bom : considerando que realmente o Brasil estivesse se tornando um País de ideologia COMUNISTA, e a revolução entraria como ''salvação''.

- Golpe : Caminho comum - mudança - caminho novo : considerando, o que realmente é considerado em nossos cadernos, e na História em sí. Contando também com a maneira forçada de como tudo foi expresso.

Ponto Extra : Quem sabe, quando a ditadura foi quebrada, aí sim tivemos uma REVOLUÇÃO; temos a REDEMOCRATIZAÇÃO, as eleições de Tancredo, etc...

VITOR SARDAGNA POETA - 3A - ENERGIA - TUBARÃO

Helena S. B. disse...

Pelas características do que ocorreu: exército nas ruas, exílio de políticos, repressão de direitos, censura e etc., acredito se tratar de um golpe militar. Mas não penso ser plena uma coisa ou outra e sim um misto, já que com certeza há indícios de Revolução também, com a influência da elite nos militares, já que o poderio da elite nessa época, ser de grande relevância.

Helena Schuelter Borguesan
2ª - A
Tubarão

Helena S. B. disse...

* Pelas características do que ocorreu: exército nas ruas, exílio de políticos, repressão de direitos, censura e etc., acredito se tratar de um golpe militar. Mas não penso ser plena uma coisa ou outra e sim um misto, já que com certeza há indícios de Revolução também, com a influência da elite nos militares, já que o poderio da elite nessa época, é de grande relevância.


Helena Schuelter Borguesan
2ª - A
Tubarão

Unknown disse...

Os golpistas passaram anos enganando os brasileiros ate 31 de março quando Janio Goulart, determinou reforma agrária. Graças aos militares da epoca nao entramos em um comunismo. Então na minha opinião o que ocorreu foi um Golpe militar.

Nicole Werncke Coan- 2ª A Tubarão.

Maria Teresa disse...

Acho que foi um Golpe Militar. Com a tentativa de João Goulart de fazer algumas 'reformas' que mudariam as relações econômicas e socias do país, ocorrem as manifestações em São Paulo e Minas Gerais e acabam forçando o exílido de João, para quem sabe evitar uma futura guerra.

Maria Teresa Corso - 2º, Araranguá

Anônimo disse...

Na minha opinião, penso que foi um golpe militar. Pelo fato que terem sido os militares que tomaram o poder, fazendo com que João Goularte se exilasse no Uruguai.

Bianca Marchi Pires
3A Energia Tubarão

Bruna Fornazza - 3ºA tubarão disse...

Primeiramente, é preciso esclarecer as definições de ambas as idéias...
Revolução, segundo o dicionário Houassis, é o conjunto de acontecimentos históricos que têm lugar numa sociedade e que envolvem o país inteiro, quando parte dos insurgentes consegue tomar o poder e mudanças profundas (políticas, econômicas e sociais) se produzem na sociedade.
Já um Golpe de Estado é a tomada inesperada do poder governamental pela força e sem a participação do povo.
Devemos analisar então, que não há conhecimento de participação popular no acontecimento, e sim, o período que se seguiu foi de intensa censura na imprensa e persiguições e torturas à todos aqueles que se manifestassem contrários as idéias dos militares, organizadores do movimento.
Com base nisso, concluo, sem dúvida que o ocorrido em 31 de março de 1964 foi um Golpe Militar.

daannielll disse...

Acho que o dia 31 de março de 1964 foi marcado por um golpe, e não por uma revolução, pois toda revolução tem apoio de uma grande massa da população, visando seus direitos e a melhoria da condição de vida, enquanto na verdade, o que mudou foi para privilegiar a política, e não o Brasil. Quem reclamaria com uma arma apontada a sua cabeça?

Daniel Felipe da Cunha 3ªº B
Energia Tubarão

Anônimo disse...

Na minha opinião foi um golpe. Os militares se aproveitaram da ausência de João Goulart para agir. O termo revolução implica força, derrubar portas, até um pouco de rebelião, e não foi o que aconteceu. O que houve foi uma REAÇÃO que dentro desse contexto pode facilmente ser confundido com revolução.

Helena Paes Zamparetti - 3A
Tubarão

Yasmim Niehues Silvano - 3ªº A Energia Tubarão disse...

Penso que pode ser considerado tanto golpe quanto revolução.
Há dois lados da história. Sou mais a favor do Golpe Militar. Como Goulart estava na China - comunista- os representantes do governo no Brasil começaram a temer o que poderia vir a acontecer com o país se a cultura chinesa começasse a intervir na cabeça de João Goulart. Uma das coisas que ajudam a comprovar isso foi a reação da elite em relação à algumas alterações que Goulart já vinha tentando fazer. Tudo isso ainda aliado ao apoio dos EUA.
Como tivemos logo depois disso, não um governo necessariamente melhor, e sim diferente - uma rígida ditadura que viria a perdurar por muitos anos-, acredito mais em Golpe Militar que em Revolução.

Yasmim Niehues Silvano
3ªº A Energia Tubarão

Heitor disse...

acho que foi um golpe pois não houve participação da população, apenas da elite.
Ela foi feita por militares, que instituiram passaram a censurar, repressões dos direitos do cidadão,exilio de políticos. por estes motivos acredito ser um golpe.
Hitor Veira Zppelini
3ªºA tubarão

Anônimo disse...

Acredito que tenha sido um golpe, por que a elite reagiu as mudanças de João Goulart, e derrepente ocorreu esse auto-exilio e já a substituição de seu cargo.

Nicolas Schlickmann - 3a
Tubarão

Luiza Barbosa Corrêa disse...

Foi um golpe com certeza, uma vez que o governo de então era um governo legitimamente eleito. O golpe não foi um movimento social contra um governo que estivesse distante das necessidades da sociedade, o que caracterizaria uma revolução, mas sim um golpe, orquestrado por militares, setor empresarial, grande imprensa e a igreja conservadora.

Um outro dado bastante importante e que também caracteriza o golpe é que naquela época o governo já falava de vários problemas sociais, dentre eles a reforma agrária, assunto tão presente nos dias de hoje, que caso tivesse lá atrás acontecido, não teríamos os problemas de disputa de terras que vivenciamos hoje.

Luiza Barbosa Corrêa - 2º A Tubarão

Ingrid Sgrott - 3ªº B Tubarão disse...

Primeiramente resaltaremos as diferenças entre elas:

REVOLUÇÃO:
- é o movimento de revolta contra um poder estabelecido, feito por um número significativo de pessoas, em que ger. se adotam métodos mais ou menos violentos; insurreição, rebelião, sublevação
- é o conjunto de acontecimentos históricos que têm lugar numa sociedade e que envolvem ger. o país inteiro, quando parte dos insurgentes consegue tomar o poder, e mudanças profundas (políticas, econômicas, sociais) se produzem na sociedade.

GOLPE DE ESTADO:
- é a tomada inesperada do poder governamental pela força e sem a participação do povo
- é o ato pelo qual um governo tenta manter-se no poder, pela força, além do tempo previsto
- é o efeito da realização de tais atos.

Acontecem manifestações em São Paulo e Minas Gerais e acabam forçando que João seja exilado, para quem sabe evitar uma futura guerra. Penso que foi uma mistura de acontecimentos, mais com predominio de ter sido um golpe militar, pela ocorrencia de militares tomando o poder e fazendo com que João Goulart fosse exilado no Uruguai.