lá caras-pálidas... então, bombou a última participação de vocês: quase 10 alunos... uau!!! Ainda bem que não precisam de nota, né?? De qualquer forma, são temas que discutimos aqui que são, na minha visão, importantes para você no vestibular. O de hoje não foge a regra. Vejam a imagem ao lado.
O texto de uma aluna de 11 anos, matriculada na rede municipal do Rio de Janeiro, começa assim: “Teu nome é tenho anos moro teneio irmãos”. A diretora da escola mostrou a redação à secretária de Educação como argumento para pedir aulas de alfabetização para o 6º ano.
Na semana passada, a Secretaria de Educação do Rio descobriu que há 25 mil alunos assim na rede. Analfabetos funcionais cursando entre o 4º e o 6º ano. Os números são o resultado preliminar de provas aplicadas pelo Instituto Ayrton Senna a pedido da Secretaria Municipal de Educação. Entre os 90 mil matriculados no 6º ano, há cerca de 9 mil alunos nessa situação. A escola falhou em identificá-los a tempo.
O que pode ser feito pela educação no Brasil? Temos solução ainda? E quais as conseqüências para o futuro da Nação com esse contingente de trabalhadores que estão chegando com o segundo grau "completo"?
Na semana passada, a Secretaria de Educação do Rio descobriu que há 25 mil alunos assim na rede. Analfabetos funcionais cursando entre o 4º e o 6º ano. Os números são o resultado preliminar de provas aplicadas pelo Instituto Ayrton Senna a pedido da Secretaria Municipal de Educação. Entre os 90 mil matriculados no 6º ano, há cerca de 9 mil alunos nessa situação. A escola falhou em identificá-los a tempo.
O que pode ser feito pela educação no Brasil? Temos solução ainda? E quais as conseqüências para o futuro da Nação com esse contingente de trabalhadores que estão chegando com o segundo grau "completo"?
41 comentários:
O maior problema é que não há grande cobrança pelos professores e nem muito interesse vindo do aluno. Aqueles, pensam no salário que ganharão ao fim do mês. E sim, "ganharão", não "ganharam", como muitos de meus colegas do segundo ano, que desfrutam uma escola particular, não saberiam diferenciar, seria sempre "ganharam", ignorando a sílaba tônica de cada tempo verbal.
Gostaria que isso mudasse, que o "mim" não conjugasse tantos verbos, que o "seje" suma e que o "menas" desaparecesse totalmente.
O profissional que lida com esse tipo de assunto, deveria realmente se importar diante de erros de grafia como esses e ainda mais, quanto a formação de frases e orações. Poderia fazer renascer o bom gosto pelo estudo e a animação em aprender.
Peço-lhes desculpas, professores, se estou sendo muito rude com minhas palavras; entretanto, cito aqui um acontecimento diário na vida das pessoas: a procura pelo emprego. Emprego é algo que não falta, o problema está na capacidade dos empregados. E, se continuar desse jeito, como vem sendo, muitas famílias ficarão com fome.
Sem mais para o momento.
Bom, acho que a alfabetização da criança ja deveria ter acontecido a um bom tempo. Isso mostra que o Brasil é fraco na área dos estudos. Porém não são todos que são analfabetos, no Brasil existem pessoas muito inteligentes, que mostram que o nosso país não é a 'merda' que parece ser, mas que para alcançar o nível dos países desenvolvidos, terá que evoluir muito !
Abraço Professor !
Ale Tohmé Junior - 2º Ano - Araranguá
Dai professor, beleza?
Bem, acho que não se pode definir um problema principal na educação brasileira, pois estes vão desde as verbas escolares desviadas até o próprio aluno em sala de aula; passando também pelos professores. Para um aluno aprender, é preciso tanto incentivo e competência por parte do professor quanto cobrança da família, e penso que este tem um grande peso pois são eles o nosso primeiro exemplo.
Como minha mãe é professora estadual (atualmente ela leciona para o segundo ano do ensino fundamental), volta e meia ela acaba comentando histórias que acontecem no trabalho dela. Algo muito comum que ouço é da falta de atenção dos pais. Às vezes porque trabalham o dia inteiro e não têm tempo sequer para ajudar a corrigir a tarefa dos filhos; ou se não pois nem mesmo a família dá valor à escola. Lembro-me de de uma vez que minha mãe chegou em casa indignada, falando de um aluno que parou de estudar na oitava série pois seu pai disse que não era necessário mais do que aquilo. E há caso bem pior! As crianças de hoje acabam se tornando ignorantes sem culpa, pois no meio onde vivem não se dá valor para a educação superior e muito menos a cultura.
Também se percebe a desvalorização e a falta de educação com professor em sala de aula, como aconteceu hoje no caso da menina de POA que agrediu uma professora. E isso ainda é mais freqüente em escolas particulares, onde os alunos acham que mandam pois se colocam numa posição de cliente. E como já dizia o ditado, "o cliente sempre tem razão."
É interessante citar mais dois pontos: a incompetência por parte de alguns professores tanto no quesito da matéria que ele leciona quanto na falta de limites que ele impõe na sala; e também as medidas falhas do governo, que são impostas muito mais para fazer propaganda do que para promover uma melhor qualidade na nossa educação.
Ainda que com vários problemas, acredito que com MUITO esforço a nossa educação ainda pode melhorar!
Um abraço!
Christian P. Gregory
2a B - Energia Tubarão
está feio , o que está acontecendo com o Brasil , pessoas da 6ªsérie não saber ler e nem escrever , pelo amor de deus , uma baita de uma babaquisse. Como é que um santo desse passa de ano?!
Abraços ! Murillo Martins 2ªB - Colégio energia tubarão.
Como é que existe uma pessoa do 6ªano , de uma escola pública não saber ler e nem escrever , é uma baita de uma babaquisse..
Como que essa pessoa consegue ter uma aprovação mesmo não sabendo ler.;/
Abraços Murillo Martins 2ªB - energia tubarão
ooi professor! o texto saiu meio que pela metado no meu computador, mas vamos lá! A educação brasileira é quase desumana. Não dá pra acreditar no tipo de "educação" milhões de crianças ainda recebem hoje, considerando as inumeras maneiras de alcance desses materiais de estudo, como bons livros, internet, por meio visual (teatros, palestras) entre outros. Fora todos esses métodos que poderiam ser expostos a esses alunos (coisa que não acontece), tem ainda a preparação dos professores. Vê-se que muitos professores saem da faculdade sem nenhuma preparação para dar aula. Chegam na frente de uma sala conturbada, com mais de 50 alunos, e não sabem o que fazer. Passam a matéria no quadro e pronto; se o aluno entender, beleza, se não entender, que se foda. Muito bem, agora sobre o analfabeto funcional... Esse analfabetismo funcional é a consequencia dessa educação precária. O aluno entra numa faculdade por meios que NÃO SÃO adequados (lê-se: pagando para entrar), e assim garantem que daquela faculdade, saiam pessoas completamente despreparadas e que, não sabem o que fazer com tudo o que "aprenderam". Esses analfabetos funcionais acabam roubando a vaga de alguém que realmente estaria lá pra aprender, e quando sair da faculdade, passar esse aprendizado de alguma forma, para botar apenas mais um riquinho que não sabe de nada! Acho que o país ainda tem solução, mas não sou muito otimista não. Os conceitos do governo e do povo teriam de mudar muito, o que não acontece. Muito pelo contrário! A cada dia o dinheiro consegue comprar mais coisas, pena que inteligência é uma coisa que ele ainda não pode comprar.
Mostrei esse post para alguns amigos meus, um disse: "engraçado";
Não é, nem de longe, engraçado. É assustador. Assustador ver que em um país em pleno desenvolvimento ainda há tantos abismos na educação. Falta apoio e incentivo do governo. É inadimicível que você tenha que gastar um valor considerável por mês para poder ter direito a um ensino real.
De que adianta promover reformas ortográficas se a reforma que o país necessita com mais urgência não é feita.
Vi muitos caçoarem de Cristovam Buarque nas Eleições Presidenciais de 2006 quando ele dizia em sua campanha que a federalização de uma educação pública de qualidade para o nível básico era vista como pré-requisito para a solução de todos os demais problemas brasileiros a médio e longo prazos.
O próprio povo não tem consciência direito das coias.
A Educação tem, sim, o poder de mudar nosso país.
Acho que está na hora de muitos acordarem para isso.
Júlia Polachini - 3A
Corrigindo o post anterior 8D:
Mostrei esse post para alguns amigos meus, um disse: "engraçado";
Não é, nem de longe, engraçado. É assustador. Assustador ver que em um país em pleno desenvolvimento ainda há tantos abismos na educação. Falta apoio e incentivo do governo. É inadimissível que você tenha que gastar um valor considerável por mês para poder ter direito a um ensino real.
De que adianta promover reformas ortográficas se a reforma que o país necessita com mais urgência não é feita.
Vi muitos caçoarem de Cristovam Buarque nas Eleições Presidenciais de 2006 quando ele dizia em sua campanha que a federalização de uma educação pública de qualidade para o nível básico era vista como pré-requisito para a solução de todos os demais problemas brasileiros a médio e longo prazos.
O próprio povo não tem consciência direito das coisas.
A Educação tem, sim, o poder de mudar nosso país.
Acho que está na hora de muitos acordarem para isso.
O problema da educação no Brasil começou a gerações atrás, quando era mais importante para os pais o filho trabalhar do que estudar. Essa "cultura" foi passada para a próxima geração e assim, em várias famílias, ainda continua. Esse seria o primeiro erro, o desinteresse de pais e filhos. E caso haja interesse, temos o segundo e pior erro: a educação pública que deixa muito a desejar. Os professores interessados mais no salário do que educar as crianças, as crianças interessadas em brincar e 'matar' aula. A alfabetização deve ser feita no primeiro ano escolar, e é essencial ter professores que façam isso. O governo tem obrigação de nos proporcionar uma uma boa formação, alfabetização e condições de 'ser alguém na vida'. Como isso não acontece, os quem tem um pouco mais de condições estudam em escolas particulares, que teoricamente é mais adequada. Melhorar a educação é o primeiro passo para melhorar, a longo prazo, o Brasil. Professores qualificados, capazes de ensinar o aluno, seria o começo da solução para isso. Como melhorar? Investindo nisso? Bom, todos os dias aparecem mais casos de corrupção no Brasil, ou como discutido hoje em sala de aula, usam o dinheiro do governo para coisas dispensáveis. Devemos lutar pelos nossos direitos educacionais, ir atrás de informações, bibliotecas, não se alienar e se interessar, pois sem interesse ninguém chega a lugar nenhum.
Amanda Domingos - 2ªA Energia Tubarão
Bem, o principal problema da educação brasileira é o nível dos professores, e a cobrança que tais fazem com relação aos seus alunos. Sei que nosso país possui excelentes professores, mas também muitos que não sabem escrever de maneira correta. Os alunos também estão errados, pois a maioria deles vão às escolas para "comer merenda", e não para aprender, coisa que deveriam repensar, pois é o nosso futuro que está em jogo, é nesse momento que estamos construindo nossa educação, e nossa indole.
Alguns alunos de escolas públicas dariam tudo para poder estudar em uma escola particular, ou uma com melhor estudo; enquanto alunos de escolas particulares nem ligam pelo fato de estarem na melhor ou em uma boa escola da cidade onde vive.
No momento que a qualidade dos professores melhor e o interesse do alunos quem sabe não haverá casos como esse.
Ana Carolina Frassetto
2ano - Araranguá
No Brasil o ensino publico é muito fraco. Os professores são mais interessados no salário que ganham todo mês do que no que estão ensinando para as crianças, por isso existem muitas crianças do 6º ano ou até mais velhas que estão na escola mais não sabem escrever (e nem falar) corretamente, são praticamente analfabetas. E os professores ao invés de reprovarem ou tentar ensinar essas crianças simplesmente às aprovam. E o governo, que deveria melhorar o ensino, não faz nada (quando faz não é o suficiente) e fica só olhando. E infelizmente é por isso que existem tantas pessoas ‘ignorantes’ por aqui e ‘o Brasil não vai pra frente’
Luiza de Almeida Campos - 1º ano energia araranguá
O sistema de educação no Brasil, em sua maioria é muito precário. Com certeza há muitos alunos já no ginásio que escrevem sem saber o que estão escrevendo. Será ótimo poder acordar um dia e perceber que os professores estão sendo valorizados e que os alunos estão tendo um ótimo rendimento.
Torço desde já para que esse dia chegue logo. Pois enquanto os profissionais da educação forem mal remunerados pelo governo, e muitas vezes desrespeitados dentro da sala de aula,jamais teremos uma educação de qualidade em nosso país.
Luiza Santos 1º ano Árarangua
Faz parte de um jogo de desinteresses: O desinteresse do aluno em aprender, o desinteresse do professor em ensinar, o desinteresse do diretor em contratar pessoas habilitadas a ensinar e o primordial o desinteresse do governo, pagando aos professores baixissímos salários.
Esses professores, diretores, governadores e alunos não só se prejudicam como prejudicam a nós indiretamente.
São essas crianças que serão o futuro de nosso país,nossos futuros médicos, professores, políticos... Futuro por sinal patético. Professores sem formação, médicos desinformados e em mais políticos analfabetos, escolas "formando" crianças para serem criminosas, mais patético que isso só um governador semi-analfabeto.
Kadrisy Lembeck Masieiro - 3°A - Criciúma
Olá professor Henrique, tenho visitado há algum tempinho o blog do Liki, mas esta notícia foi o basta para estourar!!! Como pode, lendo alguns comentários, percebi, alguns dão risadas? Acham engraçado uma coisa dessas? Daí partem os principais culpados, por estarmos onde estamos, mas não vem ao caso ...
Brasil, é, um País tão belo, cheio de riquezas, e riquezas que digo entram, riquezas materiais, naturais, culturais, e tudo que nos circula...
Na aula de Geografia com o Léo, sexta ele comentou algo interessante que se releva ao assunto de seu post, professor. Mas vamos começar um pouco mais de cima do assunto... Porque o ensino (pelo lado dos professores) está como está? Na China, esses dias na televisão passou que o professor recebia lá cerca de 10.000 $ para exercer seu cargo 40 horas/semana, igualmente na Finlândia, que hoje tem o maior IDH do planeta... E aqui ? Quanto recebe um professor do ensino estadual ? O pior de tudo, os concursados, muitos desses pensam : ''- Passei no concurso, no fim do mês minha grana vai tá ali, to sussegado, só esperar a aposentadoria.'' Infelizmente é assim ... Se um deles passa algo errado (em termos de matéria ou conhecimento de mundo/vida) o que que acontece? NADA! Daí parte a indignação.
Como mostra o título, ANALFABETO FUNCIONAL, acho que foi o que o pessoal que comentou não deu tanta ênfase, como um sujeito desses que escreve dessa maneira, vai pegar uma revista como a Galileu, ou a Super Interessante, Veja, que seja, e vai ler, tirar suas conclusões, aprender, ou enfrentar uma tarde no computador, pesquisando, ou aprendendo? E o pior, como uma pessoa destas vai ler e ENTENDER um aviso de perigo, ou instruções de higiene e segurança do trabalho, orientações sobre processo produtivo, encarar um vestibular mais a frente? COLOCAR NOSSO PAÍS EM UM LUGAR MAIS DESTACADO?! Aqui fica minha indignação.
Melhorar isso? Do jeito que tá, muito difícil, tem de renovar muita coisa, a começar pelas pessoas que estão ''lá em cima'' e estão desviando nossos impostos, e a verba para escolas, para meteriais escolar e para a educação, melhor nem entrar no assunto...
Quem sabe, a consciência pese alguma hora, mais programas como os amigos da escola entrem em ação, e o nosso povo posso finalmente largar na frente na educação, que hoje em dia, tá difícil mesmo.
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Como não tinha comentado ainda, professor, gostaria dar os parabéns pelo blog, se 1/3 dos alunos visitassem, já seria um grande passo dado concerteza, aqui além de lermos sobre o assunto podemos discutir sobre tal, achei muito legal mesmo, comentarei com mais frequência. Um abraço, qualquer coisa, ou se algo que escrevi esteja errado por favor, me comunique (BOHRILOSER@HOTMAIL.COM) ou no orkut, tenho o prof. adicionado.
VITOR SARDAGNA POETA
3ªº A - TUBARÃO
Oi professor.
O Brasil precisa de mais professores competentes, que tenham vontade de ensinar e que se formem na universidade apenas com o intuito de ensinar crianças e adolescentes. Por isso creio que ainda temos solução, basta existirem pessoas que acreditam no futuro das crianças e que se preocupem com elas e com o ensino de todos. Se o Brasil não se apressar para resolver a questão ensino, muitas crianças chegarão a universidade sem saber quase nada, porque hoje em dia, muitos professores passam os alunos sem ao menos saberem se todos estão preparados para a série seguinte, ou seja, muitos trabalhadores ainda vão ficar sem empregos por falta de estudo, uma realidade que cresceu muito nos últimos anos.
A colonização de exploração gerou países subdesenvolvidos atualmente, mas sua continuação nesse nível foi devido a varias falhas em modelar seus cidadões.
A principal falha é citada no texto;a educação.
Que esta relacionada a maneira de aprendizagem de alunos(crianças), dividida em dois níveis, o bom ensino(se incorpora nas escolas particulares) e o ensino ruim(que está presente em escolas publicas),sem citar as respectivas vontades de cada estudante e suas oportunidades.Tenho base nessa opinião pelo devido ao fato,de professores exercer sua profissão em ambas escolas mas de maneira diferente.Sua capacidade como educador sendo ignorada ao cogitar em não educar futuras crianças com rendas inferiores.Vivemos em um ciclo de cidadões , adolescentes criados no momento que exerceram uma futura profissão da qual dependeremos,para um outro futuro.A solução pode ser encontrada no colegial,que deve ter o nível considerado bom,sem a sofrer influências pelo poder aquisitivo de cada individuo.
Juliana Vitório Paim
1° ano do ensino médio/Energia- Araranguá.
A colonização de exploração gerou países subdesenvolvidos atualmente, mas sua continuação nesse nível foi devido a varias falhas em modelar seus cidadões.
A principal falha é citada no texto;a educação.
Que esta relacionada a maneira de aprendizagem de alunos(crianças), dividida em dois níveis, o bom ensino(se incorpora nas escolas particulares) e o ensino ruim(que está presente em escolas publicas),sem citar as respectivas vontades de cada estudante e suas oportunidades.Tenho base nessa opinião pelo devido ao fato,de professores exercer sua profissão em ambas escolas mas de maneira diferente.Sua capacidade como educador sendo ignorada ao cogitar em não educar futuras crianças com rendas inferiores.Vivemos em um ciclo de cidadões , adolescentes criados no momento que exerceram uma futura profissão da qual dependeremos,para um outro futuro.A solução pode ser encontrada no colegial,que deve ter o nível considerado bom,sem a sofrer influências pelo poder aquisitivo de cada individuo.
Juliana Vitório Paim
1°ano do ensino médio/energia-Araranguábalis
Não é nem preciso mostrar esse texto para comprovar que o ensino público brasileiro em muitos aspectos falha. Inaceitável crer que uma menina que não consegue escrever pequenas frases básicas, que provavelmente também não sabe o sentido da leitura - pois alguém que escreve tais frases e entrega à professora, não deve ter condições nem de ler seu próprio incorreto texto - esteja na sexta série. Esses princípios primordiais de construção frasal são aprendidos no pré e na primeira série do ensino fundamental, como que os professores que acompanharam essa aluna - e, com certeza, ela não foi caso único - não notaram sua dificuldade e simplesmente fizeram vista grossa para a situação?
Mais uma vergonha para o Brasil...
Helena Schuelter Borguesan
2ª - A
Tubarão
O grande problema é como que pessoas semi analfabetas conseguem chegar ao sexto ano. Que a educação publica brasileira em termos fundamentais esta em nivel critico muitos já sabem, mas ainda tem soluçao mas dependeria de uma união solida entre governo, professores e alunos e que mantenham a etica de fazer o que é certo e o que é errado, sendo assim casos como esse seriam raridades encontradas.
Mauricio Perico - 2º Ano "A" Energia Criciúma
O mais triste é pensarmos como será a vida destas crianças daqui alguns anos, sem completamente nenhuma base. Ao vermos superficialmente estatísticas, números, estados brasileiros necessitando de melhoria na educação, "isso e aquilo". Muitos acabam se acomodando com a situação e acham que não há mais solução e tudo se normaliza. E a expectativa de vida? Muitos nem pensam nisso.
Grande beijo, professor!
Hayana Jaines, Energia 2º A Criciúma.
É fato que a escola pública nao está bem preparada para formar um aluno com qualidade. E nao podemos também esquecer da questão cultural em que muitos alunos também nao dão a mínima para o estudo. Essa união de escolas despreparadas e alunos desenteressados só podia ocasionar o que vemos por ai em grande parte das escólas públicas.
Murilo Rodrigues da Rosa 3ª°A , Tubarão.
A alfabetização no Brasil é algo que deve ser admirado, como essas crianças estão cada vez mais precoces e cada vez mais aprendendo menos. Nos preocupamos com a economia, exportação, e esquecemos dos próximos que irão administrar o país. Esses alunos que já na sexta série estão e não sabem nem escrever, pode ser um dos candidatos da presidencia anos mais tarde.
Não é só culpa do Governo, é também dos próprios alunos que não se animam a estudar, não procuram por isso, só querem saber de computador, meninos(as), sexo, sair. Até mesmo na sexta série, já pensam nisso.
Conheço lugares onde crianças da segunda série sabe o que é sexo, e é um absurdo. Está cada vez mais cedo e estão esquecendo o principal, a educação, o que essas crianças serão quando tornarem adultos? Profissionais no sexo? Mendigos? Se isso não mudar, profissionais competentes que não serão.
Helena Paes Zamparetti, 3ªA Tubarão
Bom
Acho isso uns dos maiores absurdo que pode ocorrer na alfabetização brasileira.
Isso ocorre por causa que os professores ,em um escola pública, não ligam muito aos alunos (alguns incentivam), e os alunos não vão atrás de aprender é isso o que acontece.
Uma criança que está no 6ªano e não sabe nem escrever certo e nem continuar uma frase, como essa pessoa passa de ano? O que ela está aprendendo em uma escola? O que será do futuro dessa pessoa?
Isso não ocorre apenas em escolas públicas, eu conheço alguns fatos de particulares também.
José Victor Crepaldi - 2ºA
Energia Criciúma
Ao formar-se, o que se passa pelos pensamentos de um professor?
Acho que a maioria dos graduados, os quais se viram ensinando, os que perceberam que sao aptos a educar, tem, inicialmente, aquele pensamento recolucionário de fazer toda a diferença; as vezes nem tao revolucionario, simplesmente digno. Eles viram, durante os anos de estudos, de especializaçao, os pontos fortes e fracos da educaçao nacional, eles estudaram, estagiaram, criaram amor pela profissao, ou pelo menos um inicio de. Mas a maioria está ali, disposta a educar, a transmitir conhecimento, ciente de que talvez nem haja "algo em troca" realmente consideravel. Mas nisso me refiro apenas a salário, claro. Particularmente acho a profissao uma das mais bonitas em varios sentidos, principalmente quando vejo o amor pelo que fazem na expressao dos meus professores.
Mas retornando, o que se passa pela cabeça de quem nao se forma?
Na cabeça dos tantos que atuam como "ajudantes no passar de tempo" das crianças, dos que as vezes até querem ser uteis, mas nao tem noçao do que fazem ali. Infelizmente nao sao poucos. Se fossem, como uma criança da sexta série nao saberia escrever?
Falta consciencia nas escolas. Existem muitas professores se formando, por que nao investir em educadores de qualidade?
Como deixar que a escola se torne apenas um passa tempo? Ensino. Ensino de verdade é o que falta nas escolas públicas.
Essa semana vi uma reportagem sobre a questao de quererem igualar a grade curricular de escolas publicas e particulares. Eu acho uma boa; acho tambem que nao sera facil chegar lá, mas a educaçao pública brasileira precisa de reformas.
Nos EUA, as instituiçoes governamentais nao sao inferiorizadas em nada. Por que temos que pagar pra ter acesso a educaçao de verdade? Educaçao é direito de todos, garantido na constituiçao.
Já passou da hora de evoluirmos!
Bruna Comelli
2 A
Tubarão
Acredito que este problema começa com os professores de escolas públicas, que não recebem um bom salário, ficam desmotivados nas aulas afetando o pocesso de aprendizagem do aluno. Claro que a falta de interesse do aluno támbem é marcante.
Há alguns anos a educação pública era eficiente, porém acredito que ela foi piorando a medida que os políticos perceberam que a massa burra é mais facilmente controlada.
E isto é um dos fatores que deixa o brasil em uma posição ruim do IDH
deixando-nos de países muito desenvolvidos na educação como Finlândia e Alemanha que se não me engano, s alunos têm uma média de 13 e 11 horas de estudo respectvamente.
Heitor Vieira Zappelini 3ªºA
Tubarão
A educação pública no brasil nos tempos de hoje ainda é muito precaria, muitos professores só se preocupam com o salário que vem no fim do mês. Mesmo que ele não tenha feito o seu papeal profissional o seu salario virá. Contudo os salarios de professores da rede pública deveria ser mais alto porque quem sabe só assim eles passariam a ensinar melhor os alunos preparando-os para ter sucesso não sua vida profissional.
O ensino público poderia ser mais "fiscalizado" assim só os professores capacitados ocupariam os cargos. É um absurdo que uma crinça da 6ª série não consiga escrever uma singela frase.
Renan Gomes Viana Niero
3ºA Tubarão.
Todos têm um peso de culpa, governo, professor, aluno, comunidade e assim à diante. O que acontece:
*Professores desestimulados + alunos sem interesse = ANALFABETO FUNCIONAL.
E a taxa de analfabetos funcionais no Brasil vem aumentando absurdamente a cada ano em que as crianças são “empurradas” de um ano escolar para outro. Aí entra uma parcela de culpa do governo, um exemplo a prova Brasil – um desastre – governantes querem um nível de ensino bom, esperam média alta dos “estudantes” de uma escola pública se eles só pagam professores para darem aulas, não os pagam para ensinar para estimular os alunos, bem se está é realmente a finalidade (ensinar os alunos), que ao menos avisem os professores.
Maria Lúcia Corrêa
2ª A Energia Tubarão
Todos têm um peso de culpa, governo, professor, aluno, comunidade e assim à diante. O que acontece:
*Professores desestimulados + alunos sem interesse = ANALFABETO FUNCIONAL.
E a taxa de analfabetos funcionais no Brasil vem aumentando absurdamente a cada ano em que as crianças são “empurradas” de um ano escolar para outro. Aí entra uma parcela de culpa do governo, um exemplo a prova Brasil – um desastre – governantes querem um nível de ensino bom, esperam média alta dos “estudantes” de uma escola pública se eles só pagam professores para darem aulas, não os pagam para ensinar para estimular os alunos, bem se está é realmente a finalidade (ensinar os alunos), que ao menos avisem os professores.
Maria Lúcia Corrêa
2ª A Energia Tubarão
E eu que ria do meu irmão de 11 anos porque escreve algumas palavrinhas erradas...
A verdade é que a rede de ensino pública está caindo aos pedaços, e nem todos tem condições de estar em uma escola particular.
Muitos dos professores concursados, não estão nem aí para o que seus alunos, realmente aprendem, só para o salário no fim do mês.
É, uma situação muito complicada, mas tem solução. A educação é um dos aspectos que torna o país mais avançado, contudo leva tempo até atingirmos tal patamar. O problema é que os políticos querem obras com resultados em 4 anos, 8 no máximo! E educação é coisa pra vida toda.
É aí que têm origem quase todos os problemas do país, pois uma pessoa que não escrever, e não tem educação, jamais vai conseguir um emprego suficiente para sustentá-la, certo? Aí que entram os envolvimentos com drogas, alcool, roubos, violência em geral, e por aí cresce uma longa lista...
Portanto, pelo menos eu acredito que cada um deveria cumprir com a sua parte, estudando e contribuindo para o desenvolvimento do país. Enfim, no caso das redes privadas de ensino, valorize o dinheiro que seus pais investem em você!
Bom, acho que é isso!
Não é novidade que onde encontramos o maior problema com relação a educação é na rede pública, por alguns fatores: falta de intesse do professor em querer ensinar, falta de estimulação para fazer a criança querer ir para a escola, falta de apoio do governo e muitos outros.
Muita gente ainda tem em mente que gastar com educação é perda de tempo e acaba não cobrando do governo como deveria. Se realmente houvesse uma maior preocupação por parte de todos nós, hoje estariamos formando profissionais muito mais competentes.
Bianca Marchi Pires
3A Energia Tubarão
As crianças, para se interessarem por aula, estudos e cadernos, precisam de um estímulo; e se esse estimulo não começar em casa e permanecer na escola, muitas delas continuarão a escrever como essa menina de 11 anos. Esse foi só um caso de muitos existentes em nosso país..
A falta de interesse tantos dos professores quanto pública em relação a educação dos brasileiros, só tende a prejudicar nós mesmos. Esse é um importante indice que deveria ser melhorado para consequentemente melhorar a estrutura do Brasil.
Consideram uma pessoa alfabetizada a partir do momento que ela sabe ler e escrever. Soltar palavras entre-linhas é muito fácil, mas interpretar, que é necessário, poucos sabem.
Precisamos de melhoras já! Mas melhoras na eduacação e não com supostas "soluções" como as cotas nas Universidades Federais...
Beijo próf!
Fernanda Bortolato Rodrigues - Energia Tubarão - 3ªº A
Isso é uma calamidade pública. Um aluno da 6ª série que não sabe escrever.É a realidade da educação no Brasil, onde o governo tenta tapar os "buracos" como pode.
Como uma criança sabendo só isso pode ter passado pelas outras séries? E como uma criança dessas poderá ou melhor conseguirá passar em um vestibular?
Está na hora de o governo olhar mais pela educação do país porque é através dela que as crianças poderão garantir o seu futuro e o futuro do nosso país.
Amanda Wessling Demay
Tubarao - 3 A
É até constrangedor saber que em nosso país, o Brasil, com tantas belezas, tantas riquezas, há crianças e adolescentes que estão na escola e não sabem nem ler nem escrever com seus 11,12 anos.
A precariedade de nosso ensino é uma âncora para nosso desenvolvimento. Se analisarmos como realmente anda o ensino nas escolas públicas brasileiras, teremos um certo impacto. De nada nos adianta colocar todas as crianças na escola, se quando estão lá não têm um profissional bom e competente para ajudá-las. A maioria destes professores são concursados, e salvas poucas excessões, não estão se importando com oi que realmente está acontecendo, porque independente do que está acontecendo país a fora eles receberão seus salários no final do mês, suas férias em janeiro, terço de férias e tudo mais, ainda que haja muitas crianças que são alunas destes professores passando fome e não sabendo nem escrever, como é o caso desta "redação" que nos mostrasse.
Também não podemos só julgar. O governo até pode ter algumas justificativas pouco plausíveis para isso. Mas mesmo assim não podemos mais aceitar de braços cruzados tudo isso. Não adianta só abrir cotas em universidades e mandar mais dinheiro para as escolas. É preciso intervir diretamente no estudo público. Muitas destas crianças tem uma capacidade enorme, mas as oportunidades são mínimas. Precisa-se modificar nosso sistema de ensino com a máxima urgência. Seja mudando professores, dando mais acesso à renda, mas precisa ser mudado.
Yasmim Niehues Silvano
3ªº A Energia de Tubarão.
O que a diretora da escola disse está em partes correto, mas vamos ressaltar que uma série não faria diferença grande em relação ao número de 10 anos (incluindo o pré-escolar) que uma pessoa passa para conseguir o diploma do Ensino Fundamental, além dos 3 anos de Ensino Médio. Relembrando o que o professor comentou no último debate do 3ª° TUB, o aprendizado deve ser aprimorado desde o início, consequentemente desde o pré. O fato de uma pessoa de sexta série ser analfabeta depara com o fato da péssima educação do aluno nos anos anteriores.
Uma melhor estrutura educacional iria passar uma borracha em grande parte de erros gravíssimos como esse citado pela diretora.
Hiago Correa Nascimento 3A TUB
O Brasil tem jeito sim, os novos alunos que irão começar o Ensino Fundamental tem chances de conseguir uma boa educação. As Reformas tem que começar já, e os mais velhos que estão "completando" o Ensino Médio deveriam ter suas aulas repostas por professores qualificados.]
Nicolas Schlickmann - 3a
Tubarão
Sinceramente eu adoraria saber, qual foi a reação da Secretária da Educaçao ao receber o requerimento dessa professora, e posteriormente o que foi feito com isso, sim, porque talvez eu me surpreendesse se fosse tomada alguma atitude eficaz, e esse nao fosse so mais um caso pra cair no esquecimento, enquanto a inferioridade da nossa educação vai se perpetuando.
É indgnante saber que o dinheiro que pagamos em impostos, as vezes uns com muita dificuldade, nos traz esse tipo de resultado, essa deficiencia no sistema de educação, pra chegarmos ao ponto lamentavel de ter que pedir alfabetizaçao para alunos de sexta série. Na realidade não sei exatamente qual a culpa e de quem ela é num caso como este, se do governo porque nao investe na educaçao, se do governo porque não reconhece o trabalho dos professores, se dos profissionais da educaçao que desistiram de suas obrigações, se dos alunos que perderam o interesse.. efim, por mais que sejam muitas as possibilidade, acredito que todas convergem para um mesmo indicador: a educação está sendo deixada de lado, parece até que não é mais requisito importante. Hoje em dia, é considerado alfabetizado quem escreve o nome, as vezes sem nem saber o que está escrevendo, absurdo! Tá todo mundo acomodado, o governo acha que tá bom, que tá progredindo, que ta pagando bem os professores, estes por sua vez pensam que estão ensinando pelo que ganham. E os alunos, não tem mas nem expectativa.
É vergonhoso ler algo desse tipo, e saber que ainda acontece e não é pouco, já passou da hora de evoluir, de pensar pra frente, de mudar o ritmo, tá na hora de valorizar a educação, porque talvez essa seja a unica coisa, que nos vá restar, e se nao a construirmos desde já? No futuro vai ser tarde demais, o mundo é bem dificil, sem ela, nao dá nem pra entrar na concorrencia.
Há hoje no Brasil, uma situação muito decepcionante no que diz respeito á educação. Esta menina se enquadra na classificação de analfabeta funcional. Isso se deve a uma série de fatores, mas o mais importante sem dúvida é o despreparo profissional de muitos professores. Exercer o magistério em nosso país é uma tarefa difícil. Muitas vezes os educadores sofrem algum tipo de humilhação por parte dos alunos e a maioria ganha muito menos do que precisa para viver. A única maneira de reparar este mal é o governo investir mais na educação. E isso significa não só construir escolas, mas também remunerar melhor os professores. Espero que estes se tornem profissionais mais aptos para passarem conhecimento aos alunos. Que são nada mais, nada menos que o futuro da nação.
O que ocorreu nessa situação serve de alerta às autoridades. Mostra que o ensino precário das escolas acarreta num problema sério de aprendizagem de um aluno. O estudante, além de ter um fraco conhecimento na bagagem, tende a ter dificuldades nos anos seguintes (caso continue seus estudos).
O pedido da diretora deve ser levado em consideração, mas com alguns acertos. Para melhor aproveitamento de aprendizagem, o aluno não deve ser aprimorado apenas no 6° ano letivo, mas sim no início.
Com esse exemplo da aluna, pode-se afirmar que anos anteriores estão com fraco ensinamento, acumulando problemas maiores com o passar do tempo.
As autoridades precisam reverter a situação lastimável em que a educação brasileira está. A melhora do ensino, além de ser bom para os alunos, muda os trabalhadores do futuro, que serão mais qualificados. Um exemplo claro de que a educação pode transformar um país é o fato de que países desenvolvidos hoje, investiram em educação antigamente.
Hiago Corrêa Nascimento 3ª A TUB
Hola, professor. A questão do analfabetismo funcional está tomando uma amplitude maior a cada ano. É importante dar visibilidade a caso como esses para que sejam discutidas soluções que amenizem o problemas, que parece ser estrutural. Um abraço
O Brasil tem hoje cerca de 16 milhões de analfabetos. Segundo a pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), metade deste número está concentrada em menos de 10% dos municípios do país. O analfabetismo, é marcado pela desigualdade regional. Todos nos sabemos que textos e redações deste nivel, chegam a nos como forma de gozação e desrespeito. Nao vejo isso como sendo engraçado e sim como muito preocupante! O estudante só tem a ganhar em um contato com professores, estudantes e bons livros. Nao seria nem por falta de vontade, mais sim por falta de oportunidade!
O que mais encontramos hoje são professores que fazem de conta que ensinam e alunos que fazem de conta que aprendem.
Falar em quem é o culpado não vai resolver grande coisa, pois muitos dizem q a culpa é única e exclusivamente dos professores e outros defendem que é apenas do Governo.
Na realidade a culpa é de todos nós...
* O governo não se interessa por uma educação de qualidade, pois qto menos as pessoas souberem melhor para eles roubarem.
* Mesmo sabendo disso, continuamos votando em pessoas q não veem a educação como sendo uma prioridade no nosso país.
* Por outro lado, os professores costumam reclamar q o serviço público paga mal, porém fazem o concurso e depois q estão lá, a grande maioria não está nem aí para os alunos nem para sua ética pessoal.
O ponto forte que vejo é que há uma discussão crescente sobre o ensino. Parece que acordaram para o problema da falta de professores e da falta de preparo da maioria dos professores existentes. Talvez a situação melhore um pouco.
Vitor Rodrigues Botega 3A
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